Fórum Portal Sonic: Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar - Fórum Portal Sonic

Ir para

• 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar

#1 Membro offline   Dejitaru l人◕ ‿‿ ◕人l 

• Olhinhos de Noite Serena
  • Grupo: Membro
  • Cadastrado: 05-abril 07

• Outro

Postou 17 de junho de 2009 - 20:53

17/06/2009 - 18h08
Pesquisa indica que 99,3% das pessoas no ambientes escolar são preconceituosas
Fonte: UOL e Agência Brasil
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/06/...lt105u8241.jhtm

Pesquisa realizada em 501 escolas públicas de todo o país, baseada em entrevistas com mais de 18,5 mil alunos, pais e mães, diretores, professores e funcionários, revelou que 99,3% dessas pessoas demonstram algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira (17), em São Paulo, e pioneiro no Brasil, foi realizado com o objetivo de dar subsídios para a criação de ações que transformem a escola em um ambiente de promoção da diversidade e do respeito às diferenças.

De acordo com a pesquisa Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar, realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) a pedido do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 96,5% dos entrevistados têm preconceito com relação a portadores de necessidades especiais, 94,2% têm preconceito étnico-racial, 93,5% de gênero, 91% de geração, 87,5% socioeconômico, 87,3% com relação à orientação sexual e 75,95% têm preconceito territorial.

Segundo o coordenador do trabalho, José Afonso Mazzon, professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), a pesquisa conclui que as escolas são ambientes onde o preconceito é bastante disseminado entre todos os atores. "Não existe alguém que tenha preconceito em relação a uma área e não tenha em relação a outra. A maior parte das pessoas tem de três a cinco áreas de preconceito. O fato de todo indivíduo ser preconceituoso é generalizada e preocupante", disse.

Com relação à intensidade do preconceito, o estudo avaliou que 38,2% têm mais preconceito com relação ao gênero e que isso parte do homem com relação à mulher. Com relação à geração (idade), 37,9% têm preconceito principalmente com relação aos idosos. A intensidade da atitude preconceituosa chega a 32,4% quando se trata de portadores de necessidades especiais e fica em 26,1% com relação à orientação sexual, 25,1% quando se trata de diferença socioeconômica, 22,9% étnico-racial e 20,65% territorial.

O estudo indica ainda que 99,9% dos entrevistados desejam manter distância de algum grupo social. Os deficientes mentais são os que sofrem maior preconceito com 98,9% das pessoas com algum nível de distância social, seguido pelos homossexuais com 98,9%, ciganos (97,3%), deficientes físicos (96,2%), índios (95,3%), pobres (94,9%), moradores da periferia ou de favelas (94,6%), moradores da área rural (91,1%) e negros (90,9%).

De acordo com o diretor de Estudos e Acompanhamentos da Secad (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade) do MEC (Ministério da Educação), Daniel Chimenez, o resultado desse estudo será analisado detalhadamente uma vez que o MEC já demonstrou preocupação com o tema e com a necessidade de melhorar o ambiente escolar e de ampliar ações de respeito à diversidade.

"No MEC já existem iniciativas nesse sentido [de respeito à diversidade], o que precisa é melhorar, aprofundar, alargar esse tipo de abordagem, talvez até para a criação de um possível curso de ambiente escolar que reflita todas essas temáticas em uma abordagem integrada", disse.

Flávia Albuquerque

Você sofreu preconceito ou era preconceituoso no ambiente escolar?
Já viu alguém sofrer algum preconceito na escola?

E concordam com os números mostrados na pesquisa?
0

#2 Membro offline   Xel 

• O Iconoclasta
  • Grupo: Administrador
  • Cadastrado: 10-abril 07
  • Twitter: @Oiconoclasta

• Brasil - São Paulo

Postou 17 de junho de 2009 - 21:03

Acho que já existe um tópico sobre isso...
0

#3 Membro offline   Dejitaru l人◕ ‿‿ ◕人l 

• Olhinhos de Noite Serena
  • Cadastrado: 05-abril 07

• Outro

Postou 17 de junho de 2009 - 21:04

Ver postXel, em 17/06/09, 09:03 PM, disse:

Mas eu acho que aqui seria mais apronfundado o assunto...
0

#4 Membro offline   Szopeη 

• Conductor Master!!!
  • Cadastrado: 15-julho 08
  • Interests:Música

• Brasil - Minas Gerais

Postou 17 de junho de 2009 - 22:54

Esse tópico pode abranger mais assuntos.

Enfim, eu nunca sofri preconceito na escola (não que eu me lembre) e também nunca agi como um preconceituoso. Mas ambas situações ocorrem sempre na escola... especialmente quando se trata de homossexualismo. Mesmo que falem ''de brincadeira''.
0

#5 Membro offline   Full King 

• lalalalala
  • Cadastrado: 25-maio 09

• Brasil - Paraná

Postou 17 de junho de 2009 - 23:13

Bom enfim eu ja sofri e sofro preconceito escolar.Os quais.
1 Eu sou gordo e todo mundo quase fica falando sai da frente gordinho.
2 So porque eu estou na quinta serie todos ficao falando os grandoes.Aqui nao e lugar para bebes.(E olha que eu tenho 1 metro e 50 centimetros mais ou menos.).
0

#6 Membro offline   Tyla 

• Amigo
  • Cadastrado: 16-março 08

• Brasil - Pernambuco

Postou 18 de junho de 2009 - 01:35

Professores atrevidos me chamando de emo... nada mais grave... gente me chamando de "menina esquisita" ou Samara d'O Chamado
Que eu me lembre, só XD

0

#7 Membro offline   KoteiHazama*Teirusu 

• "It's just like so crazy you know!"
  • Cadastrado: 04-julho 08
  • Interests:A mesma coisa que fazemos sempre...tentar conquistar o mundo!
  • Twitter: @Saberyoko

• Brasil - Rio de Janeiro

Postou 18 de junho de 2009 - 11:31

Ver postBlackles, em 17/06/09, 09:04 PM, disse:

Mas eu acho que aqui seria mais apronfundado o assunto...

Sim que bom mesmo que criou um tópico afim de debater esse assunto...
SIM...posso afirmar que esses calculos são totalmente certos ou senão maiores...os alunos da minha escola eram racistas e preconceituosas...e o mais triste disse...é que ninguém fazia nada a respeito, o professor olhava e pra ele era "dane-se"...
Só para você ter uma noção, elas ignoravam e tinham nojo da pessoa... e o pior disso tudo é que na minha escola os que mais faziam isso eram as garotas!elas só gostavam, no caso aceitavam ,alunos que fossem bonitinhos, arrumadinhos...o resto elas detestavam...e na escola parecia que todos aceitavam normalmente...
EU só não fui uma vítima porque eu estava cagando para os comentário ridículos das pessoas, eu simplesmente ficava na minha e sempre fui quieto em sala de aula...e os meus colegas respeitavam isso.
O unico ponto positivo dessa escola é que eu conheci pessoas maravilhosas...tpw tinha pessoas lá que tinham cabeça...sabiam entender e odiavam esse tipo de coisa... eram um grupo de 20 alunos com eu e meu irmão e nós comentavamos sobre isso e as falhas da escola...
Se algumas pessoas acham isso normal...acho que já instavel...agora aceitar isso é outro ponto...e vamos pensar um pouco...
Se esses babakas acham isso NORMAL e dizem "é só brincadeira" então convenhamos que eles podem ser chingados normalmente também certo?
Vão por favor levar isso a sério...pq eu o que eu já vi de racismo e preconceito na minha vida é horrível...
0

#8 Membro offline   Gonzo 

• Viciado
  • Cadastrado: 06-maio 12

• Brasil - São Paulo

Postou 18 de junho de 2009 - 22:09

Eu sofria na escola porque gostava do Beatles e de ler Agatha Christie. Me achavam um ET...
0

#9 Membro offline   -Nubobot.rus- 

• Membro do título
  • Cadastrado: 10-junho 07
  • Twitter: @Nubobot42

• Brasil - Paraná

Postou 20 de junho de 2009 - 00:33

"Como assim acredita que a Bíblia não é de verdade? Você é louco!"
Sem mais. Não preciso de mais. :2 E estou me tornando irritante com isso.
0

#10 Membro offline   Runner the Hedgehog 

• **O verdadeiro Sonic do FPS**
  • Twitter: @RunnerTH

• Brasil - São Paulo

Postou 20 de junho de 2009 - 08:32

Aprendam isso: Ninguém nasce preconceituoso, são ensinadas a serem.

O preconceito formado na cabeça dos alunos vêm dos pais que ensinaram elas a serem assim.
0

#11 Membro offline   Lurenai 

• Super Sonic
  • Cadastrado: 24-abril 07

• Brasil - São Paulo

Postou 20 de junho de 2009 - 19:21

Ver postRunner the Hedgehog, em 20/06/09, 08:32 AM, disse:

Aprendam isso: Ninguém nasce preconceituoso, são ensinadas a serem.

O preconceito formado na cabeça dos alunos vêm dos pais que ensinaram elas a serem assim.

Pelo contrário, todos nascem preconceituosos - é natural ter medo do que é diferente.
0

#12 Visitante_§ Luxvision_*

• Grupo: Visitante

Postou 20 de junho de 2009 - 23:06

Eu tenho pós-conceito, prefiro conhecer a pessoa primeiro sem nem ligar pra se é branca, preta, hetero, gay, ateu, crente, aí depois eu julgo, mas antes não.

Sofrer preconceito? Bem, na minha quinta série tinha gente que ficava "OMFG seo kbelo e laramja111", como se nunca tivessem visto na vida, mas não passava disso, e eu nem me ofendia, achava até legal.

Este post foi editado por § Luxvision: 20 de junho de 2009 - 23:08

0

#13 Membro offline   Runner the Hedgehog 

• Brasil - São Paulo

Postou 20 de junho de 2009 - 23:22

Ver postLurenai, em 20/06/09, 07:21 PM, disse:

Pelo contrário, todos nascem preconceituosos - é natural ter medo do que é diferente.
Err.. em teoria sim. Mas na prática não é assim. As pessoas serem preconceituosas por terem medo até pode ser natural. Mas ser preconceituoso por achar que as pessoas diferentes delas são inferiores, não é nada natural.
0

#14 Visitante_§ Luxvision_*

Postou 20 de junho de 2009 - 23:30

Ah, Runner, também tem muito preconceito inverso. Se branquelo chegar em negro chamando de carvãozinho, leva uns mil processos nas costas, agora se negro vier chamando branco de polaco azedo e reunir rodinha pra catar na saída, ninguém fala nada.

Se mona vai desfilar na parada arreganhando aos céus todos os orifícios do seu corpo pra se mostrar, todos dizem "Ai que lindo, abaixo ao preconceito". Agora se for alguma loira estilo "É o Tchan!" fazendo o mesmo em alguma parada hetero ou em cima de uma mesa de bar, ficam "Ai que baixaria inculta, machista e preconceituosa".

Sempre ficam tentando puxar a razão pro lado deles, causando uma certa inversão de valores e criando ainda mais esteriótipos e preconceitos. Ninguém está livre de ser preconceituoso.

Como assim acredita que a Bíblia não é de verdade? Você é louco!

HAHÁ, muito sagrados eles também, né? Quem ouve eles falando parece até que são beatos que nem ficam bêbados nas baladas, nem catam um monte, nem ficam se acabando na bronha durante o banho... Mas quanta hipocrisia. Se acreditam TAAANTO na Bíblia, porque não seguem a risca? Que losers.

Este post foi editado por § Luxvision: 20 de junho de 2009 - 23:42

0

#15 Membro offline   Runner the Hedgehog 

• Brasil - São Paulo

Postou 21 de junho de 2009 - 00:03

Ver post§ Luxvision, em 20/06/09, 11:30 PM, disse:

Ah, Runner, também tem muito preconceito inverso. Se branquelo chegar em negro chamando de carvãozinho, leva uns mil processos nas costas, agora se negro vier chamando branco de polaco azedo e reunir rodinha pra catar na saída, ninguém fala nada.
Eu concordo com você, preconceito existe de qualquer lado da moeda. O problema é que a sociedade em si (e a própria justiça), considera uma ofensa um branco ofender um negro, e um "elogio" um negro ofender um branco. Acho um absurdo isso. Ou existe alguém que conseguiu processar alguém por ser chamada de "Lora burra"?
0

#16 Membro offline   Coy 

• curtindo a vida adoidado de mobilete
  • Cadastrado: 19-agosto 07
  • Interests:internet, desenvolvimento e soluções em informática, design e desenho, amigos, comida, risos.
  • Twitter: @max_coy

• Brasil - Paraná

Postou 21 de junho de 2009 - 00:28

Ver post§ Luxvision, em 20/06/09, 11:30 PM, disse:

Se mona vai desfilar na parada arreganhando aos céus todos os orifícios do seu corpo pra se mostrar, todos dizem "Ai que lindo, abaixo ao preconceito". Agora se for alguma loira estilo "É o Tchan!" fazendo o mesmo em alguma parada hetero ou em cima de uma mesa de bar, ficam "Ai que baixaria inculta, machista e preconceituosa".

Sempre ficam tentando puxar a razão pro lado deles, causando uma certa inversão de valores e criando ainda mais esteriótipos e preconceitos. Ninguém está livre de ser preconceituoso.

Opa, Vejo finalmente argumentos válidos nesse tópico, um dos poucos com conteúdo sem AIMEUDEUS SOFRI DE PRECONCEITU DDD:

Enfim, Lux, eu já comentei a parte da 'mona' no seu post em outro tópico de discussão sobre homossexualismo aqui. E da mesma forma ainda 'tentaram' ainda dizer que isso é certo e que eu estava sendo homofóbico só por postar isso... Mas f***-se...

Mas, simplesmente, como já comentei com alguns amigos meus. Como aqueles supostos 'excluídos' adoram se achar 'diferentão' dos outros. Sabe, como se querendo mostrar que por serem diferentes são melhores.
Eu conheço MUITOS exemplos assim e posso afirmar, eles merecem mesmo o que sofrem.

Se eles mudassem a 'humildade' deles, MUITA coisa melhoraria. Tenho certeza
0

#17 Visitante_§ Luxvision_*

Postou 21 de junho de 2009 - 01:22

Eu concordo com você, preconceito existe de qualquer lado da moeda. O problema é que a sociedade em si (e a própria justiça), considera uma ofensa um branco ofender um negro, e um "elogio" um negro ofender um branco. Acho um absurdo isso. Ou existe alguém que conseguiu processar alguém por ser chamada de "Lora burra"?

A sociedade acha que dando aos negros em geral o poder de se revoltarem contra os brancos vai aliviar o fato de eles terem sido escravizados e terem sofrido na mão dos brancos. Pelo menos é assim que querem que funcione. Os próprios padrões de beleza na nossa sociedade também servem pra aliviar possíveis ofensas contra os brancos. "Quanto mais branco melhor".

Muitos negros tem preconceito contra eles mesmos. Não vê esse bando de neguinhos que ficam se albinizando em Photoshop/Photofiltre e afins para darem uma de From UK's? Muitos gênios das artes e das ciências devem estar espalhados por aí sem ser reconhecidos só por medo de assumirem a cor de suas peles.

Outra coisa que me revolta são esses eufemismos toscos. Ninguém me chama de caucasiano(a), porque tenho que chamar um negro de afrodescendente? Dois pesos e uma medida? Conheço...

Mas, simplesmente, como já comentei com alguns amigos meus. Como aqueles supostos 'excluídos' adoram se achar 'diferentão' dos outros. Sabe, como se querendo mostrar que por serem diferentes são melhores.
Eu conheço MUITOS exemplos assim e posso afirmar, eles merecem mesmo o que sofrem.

PFF. O primeiro ano do meu colégio é divido em A, B, C e D. A galera do 1º D, em sua maioria, são tudo esses moderninhos from uk alternativos do caramba. Se tu disser pra eles que não fuma, não bebe, não gosta de balada, não usa drogas, não é bissexual e é virgem, os queixos deles só faltam se desmembrar de tão boquiabertos que eles ficam.

Eles que fiquem aí se achando os diferentões, daqui 10 anos todos eles vão estar acabados/em rehab's/comendo capiz pela raíz, megafato.
0

#18 Membro offline   nthillard pwnz u all 

• Just stfu and link!
  • Grupo: Banido
  • Cadastrado: 21-agosto 07

• Brasil - Rio de Janeiro

Postou 21 de junho de 2009 - 14:29

Ver post§ Luxvision, em 21/06/09, 01:22 AM, disse:

PFF. O primeiro ano do meu colégio é divido em A, B, C e D. A galera do 1º D, em sua maioria, são tudo esses moderninhos from uk alternativos do caramba. Se tu disser pra eles que não fuma, não bebe, não gosta de balada, não usa drogas, não é bissexual e é virgem, os queixos deles só faltam se desmembrar de tão boquiabertos que eles ficam.

Eles que fiquem aí se achando os diferentões, daqui 10 anos todos eles vão estar acabados/em rehab's/comendo capiz pela raíz, megafato.

Isso é proeconceito, tá julgando eles sem ao menos ter tido uma convivencia real com eles. (Y)
0

#19 Visitante_§ Luxvision_*

Postou 21 de junho de 2009 - 15:34

Bem Neet, de fato, mas eu nunca disse que estou alheio a ser preconceituoso. Eu estudei só duas semanas com eles, depois disso a sala A se dividiu em A e B, e a então sala B, dividiu-se em C e D, fiquei na C.

Eles me PARECERAM, nesse curto período, pessoas um tanto fúteis e superficiais, que acham que a vida se resume a balada e a catação. Como não falo mais com eles, é impossível saber mais. Mas antes que fale algo como "você os julga pelo visual", não, conversei bastante com eles, mesmo que não o suficiente. Não é como se uma pessoa deixasse de ser inteligente ou legal porque desfia o cabelo com gilete.

Edit: Só algo que esqueci de falar antes. Essa pesquisa é claramente tendensiosa. Tem muita gente preconceituosa no mundo? Tem. Mas sei lá, "99,9%" dos entrevistados? Duvido muito, com certeza aumentaram os números. Sei que cada escola é cada escola mas se fosse assim, já era para a minha ter entrado numa Terceira Guerra Mundial. É muita gente diferente num único lugar.

Este post foi editado por § Luxvision: 21 de junho de 2009 - 15:55

0

#20 Membro offline   -Nubobot.rus- 

• Membro do título
  • Cadastrado: 10-junho 07
  • Twitter: @Nubobot42

• Brasil - Paraná

Postou 22 de junho de 2009 - 13:35

Nem acho. (ii) Eu acho que 100% das pessoas são preconceituosas e nem mesmo cogito que estou exagerando, oras, por que 99% seria demais? Preconceito não é Hitler Spirit também, podem ser coisas pequenas. :2
0

#21 Membro offline   Coy 

• curtindo a vida adoidado de mobilete
  • Cadastrado: 19-agosto 07
  • Interests:internet, desenvolvimento e soluções em informática, design e desenho, amigos, comida, risos.
  • Twitter: @max_coy

• Brasil - Paraná

Postou 22 de junho de 2009 - 14:28

Caras, mas é claro que todos somos preconceituosos, afinal, eu te garanto que qualquer um da cidade grande não se aproximaria de um 'do interior' na escola por o acharem caipira.

Eu mesmo me distancio de Patricinhas porque me irritam profundamente com seu mimimi, logo, todas as que eu considero Patys, me distancio, nem mesmo conhecendo ela.

E quem aqui nunca fez isso né? (:
0

#22 Membro offline   Ryuuku 

• O Malandro do FPS
  • Cadastrado: 16-julho 09
  • Twitter: @dihdow

• Brasil - São Paulo

Postou 13 de agosto de 2009 - 22:57

Isso ai é treta vei.
0

#23 Membro offline   Lairon 

• Sub-Zero e Scorpion pra quê?
  • Cadastrado: 12-junho 09

• Brasil - Rio Grande do Sul

Postou 13 de agosto de 2009 - 23:14

Mais um motivo pela distruição da humanidade.Vou anotar isso *risc,*risc.
0

#24 Membro offline   Alones 

• I'm wild at heart.

• Brasil - Ceará

Postou 13 de agosto de 2009 - 23:15

Ver postCoy, em 22/06/09, 02:28 PM, disse:

E quem aqui nunca fez isso né? (:

Bom, isso é mais ou menos verdade. Eu também não gosto muito de patricinhas, mas eu sou amigo de algumas sim. De primeira vista não fui muito com a cara dela exatamente por julgar pela capa, mas as pessoas são sempre mais do que aparentam :tailshappy:
0

#25 Membro offline   Danny 

• Oi cara de Boi. ~ :B
  • Cadastrado: 26-julho 07
  • Twitter: @dannygrossi

• Brasil - São Paulo

Postou 03 de setembro de 2009 - 16:50

Eu tinha escrito um texto enorme e o cara do meu lado jogou uma bola e apagou TUDO! ¬¬

Agora vou resumir,
Já sofri preconceito, já fui preconceituosa.
Esse preconceito dos meus amigos fez com que eu tivesse um disturbio alimentar.
-> Por eu ser menina, os meninos eram preconceituosos.
-> Por eu ser loira, eu era burra.
-> Por eu ser preocupada com meu peso eles me chamavam de Obesa. (eu não era gorda)

E é claro, eu infeliz e criança, revidava com preconceito também.
Acredite nas estatiscas, nunca vi ninguém que não tivesse preconceito.
Esse preconceito passa depois que a pessoa amadurece, mas existem apelidinhos preconceituosos que carregamos por toda a vida!
0

Compartilhar este tópico:

• 2 Páginas +
  • 1
  • 2
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)

generic dapoxetine priligy
buy antibiotics online
yasmin online pharmacy